100 dólares por 100 mil views no YouTube – precisamos falar sobre números

No início deste ano, Caio Andrade escreveu um texto para o Blue Bus explicando como um post em branco conseguiu milhares de likes no Instagram. Ainda interessado na questao dos números, Caio dessa vez pagou 100 dólares por 100 mil visualizaçoes para um vídeo no YouTube. A ‘compra’ foi feita no site ytview, que vende desde seguidores em serviços como Instagram, Snapchat e Vine até tráfego para websites. Como ‘bônus’, o vídeo ainda ganhou alguns comentários absolutamente irrelevantes. A intençao de mais esse experimento, segundo Caio, é repensar a forma como o sucesso de uma campanha é medido – “Quanto estamos presos aos números e quanto estamos tentando entender as pessoas que estao assistindo? (…) E se ao invés de comprar views no meu vídeo com cara de sono eu comprasse na campanha de alguém? Será que isso ia sair no relatório ou nas matérias? O que realmente está por trás dos números?”. O vídeo foi criado como parte do conteúdo da próxima Master Class da Hyper Island que vai acontecer em Porto Alegre.

publicidade

publicidade