Agência envia esclarecimento sobre logo do Sebrae suspeito de plágio

A respeito de nota veiculada ontem no Blue Bus – Logo de iniciativa do Sebrae suspeito de plagiar logo de campanha pela paz -, a agência Giacometti enviou o seguinte esclarecimento:

O Movimento Compre do Pequeno Negócio tem como objetivos conscientizar a sociedade sobre a importância do segmento para o país e estimular a preferência pelas pequenas empresas. A simplicidade era um atributo desejado para a logomarca do Movimento para que ela também pudesse ser reproduzida para uso, mesmo que manualmente, nos milhoes de pequenos estabelecimentos brasileiros. Por isso, foram utilizados dois elementos gráficos absolutamente universais, populares e simbólicos: o aperto de maos e o coraçao.

O primeiro é a maior representaçao iconográfica do mundo para retratar o fechamento de negócios, o ato bem-sucedido de compra e venda. O segundo é símbolo de emoçao positiva. Junte os dois elementos e se tem uma leitura simbólica de ‘comprar com intimidade’ ou ‘ser um consumidor que toma decisoes que fazem bem’. Todas as leituras pertinentes e importantes para o Movimento Compre do Pequeno Negócio. Daí o uso natural na concepçao desta logomarca.

A partir do uso de símbolos tao simples e universais, era natural que surgissem semelhanças. Nao só aqui no Brasil, como em todos os continentes. Basta um pensamento convergente e as coincidências acontecem.

Na verdade, os elementos sao de uso tao comum que descobrimos posteriormente:

• que a Stock Photos oferece tal símbolo, a título gracioso, sem direito autoral, no site http://www.stockphotos.ro/hand-shake-between-black-white-man-image19105053.html.
• que uma simples procura feita em sites de busca na internet, com dados genéricos como ‘handshake heart’, ou ‘coraçao e mao’, encontra uma série de representaçoes gráficas muito semelhantes.

No entanto, vale ressaltar que cada logomarca foi criada ‘no contexto e nas características de cada marca’. Ou seja: mesmo semelhantes, cada uma é única nas formas, detalhes, cores e principalmente na motivaçao.

Por fim, a história da publicidade é repleta de coincidências e casualidades, até porque ela se baseia na utilizaçao de ideias, ícones, pensamentos, fatos e formas de arte universais, conhecidas de todos para divulgar um produto, serviço ou movimento. E este é um caso perfeito para ilustrar essa recorrência.

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