Ao Mestre Castelar, com carinho – Seu ultimo posto foi como VP de inovaçao da Nestlé

Quando comecei a escrever no Blue Bus fiquei naquela expectativa típica das estreias – será que alguém vai me ler? Até hoje nao tenho esta resposta, mas tenho a certeza de que tinha um leitor assíduo, participante, daqueles que qualquer autor gosta de ter. Esse leitor é meu Mestre, Mario Castelar, que foi meu primeiro chefe na Norton Rio.

Durante os anos que trabalhamos juntos só nós dois chegávamos cedo na agência. Aproveitei o privilégio de desfrutar da sua companhia com exclusividade e aprender muito. Castelar era um planejador, um inovador. Entendia tudo de pesquisa, marketing, comunicaçao e, mais tarde, de inovaçao. Terminou a carreira executiva como VP de Inovaçao da Nestlé.

Mas o que ele mais entendia era de gente. Nao negava sua origem: foi camelô, entregou marmita, foi office boy. E juntava essa sabedoria com uma super formaçao que ele fez na prática. Quando saí da criaçao e fui pro planejamento me recomendou um livro que todo planner devia ler: Pantaleao e as visitadoras, do Vargas Llosa. O conselho era a cara dele. Castelar nos deixou esta semana, com 71 anos. Uma pena. Deixou uma legiao de admiradores. Generoso, simples, inteligentíssimo. Vai fazer falta

publicidade

publicidade