Bloqueadores de anúncios, a nova batalha da publicidade online | Marcelo Coutinho

O Financial Times de hoje alerta para crescimento no uso dos softwares de bloqueio de publicidade, utilizados por cerca de 5% dos usuários da Web (eram menos de 1% em 2013). Segundo estudo da Adobe, já sao mais de 140 milhoes de pessoas utilizando esta tecnologia, principalmente na faixa de 18-29 anos, uma das mais cobiçadas pelos anunciantes. É mais um problema que começa a afetar um mercado de U$ 120 bilhoes já conturbado pelas denúncias sobre fraudes com robôs envolvendo diversas ad networks e a discussao sobre critérios de viewability.

A polêmica lembra um pouco a discussao sobre pop-ups, pop-unders e os seus bloqueadores que ocorreu em meados da década passada, mas ocorre em um momento no qual as verbas para a publicidade digital começam a fazer frente a TV, principalmente na Europa. Da mesma forma como a tecnologia criou novas oportunidades de contato para as marcas, ela também oferece ao consumidor maneiras de “customizar” sua experiência, nem sempre da forma como os anunciantes desejam. Claro que as grandes plataformas vao encontrar uma soluçao (Google, Amazon e Microsoft, entre outros, já teriam feito alguns acordos financeiros com os fabricantes destes softwares), mas a resposta definitiva é a mesma de sempre: conteúdo relevante, no momento adequado, para a audiência correta.

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