Burger King pode ter copiado ideia do McWhopper de uma dupla criativa

Na semana passada, o Burger King e suas agências ganharam todos os espaços possíveis de mídia espontânea com a proposta feita ao McDonald’s para criar o McWhopper. O AgencySpy, no entanto, levanta a suspeita de que a ideia do BK nao foi assim tao original – de fato, pode ter sido copiada do portfólio de uma dupla de criaçao da Inglaterra. Os britânicos George E.F. Walter e Ewan Harvey, que hoje trabalham na DLKW Lowe, idealizaram, algum tempo atrás, uma campanha fictícia para a Peace One Day que unia marcas concorrentes em um produto só. Duas rivais unidas nessa campanha de George e Ewan eram justamente Burger King e McDonalds, representadas por um sanduíche batizado de ‘Big Mac Whopper’. Mesmo conceito, mesma instituiçao, mesmas marcas. O AgencySpy pediu a alguns profissionais de agências para compararem as 2 campanhas. Um deles disse que a ideia da dupla é o McWhopper escrito, com exceçao do nome. Outro falou que as campanhas sao muito parecidas, apesar desta versao parecer mesmo com trabalho de estudante. Um terceiro, menos impressionado, disse que a ideia de marcas rivais se unirem para promover a paz é “bastante óbvia”. Seja como for, as semelhanças sao realmente inegáveis – o site sugere inclusive que a ideia pode ter sido compartilhada na Portfolio Night, em maio, e de lá ter chegado aos ouvidos de alguma das agências do Burger King.

publicidade

publicidade