Consumidores e empresas brs estao + propensos a processos de crowdsourcing

Admitem a utilizaçao de comunidades online que contribuem para a geraçao de ideias para novos produtos e serviços.

Um estudo do CONECTAí, plataforma web do IBOPE Inteligência, realizado com exclusividade para a Conferência Crowdsourcing 2014, indica que 60% das empresas do país já desenvolveram processo de cocriaçao com consumidores. A pesquisa ouviu 805 consumidores e 230 profissionais de empresas, entre os dias 20 de agosto e 2 de setembro de 2014.

“Esta é uma tendência que está se acentuando gradativamente no Brasil e no mundo”, afirma Marina Miranda, sócia da Mutopo, organizadora da Conferência.

Ao todo, 73% dos consumidores acreditam que os melhores produtos e serviços sao oferecidos por marcas que abrem espaço para seus consumidores participarem do seu desenvolvimento. Essa abertura aproxima as marcas dos cidadaos – 71% dizem que se sentem mais próximos de marcas que pedem feedback sobre produtos e serviços.

“Os consumidores sentem-se valorizados e, assim estao dispostos a cooperar diretamente com o desenvolvimento de produtos e campanhas. As empresas, por sua vez, podem aproveitar a proatividade e o feedback dos consumidores para implementar melhorias nos seus produtos e serviços”, afirma Laure Castelnau, diretora executiva do CONECTAí.

A maioria dos consumidores (80%) afirma que “participariam do processo de co-criaçao com suas marcas preferidas sem receber qualquer retribuiçao”. Porém, apenas 24% das empresas acreditam que alcançariam a adesao do público sem nenhuma contrapartida.

Para ver os resultados do estudo – clique aqui

publicidade

publicidade