Dados – a questao de 1 bilhao de dólares | Marcelo Coutinho na Data Conference em NY

O uso de dados no marketing e na publicidade vai continuar crescendo, impulsionado pelo aumento do tempo gasto com o digital, a crescente capacidade dos softwares de análise e a integraçao entre as audiências on e off line dos veículos em plataformas únicas de compra (como estao fazendo os jornais e emissoras de TV dos EUA). As consequências destas transformaçoes foram discutidas na manhã de hoje na Conferência Digital do Advertising Age, em Nova Iorque.

Para Vadim Kutsyy, diretor do Laboratório de Dados da eBay, o desafio atual é construir modelos que reflitam corretamente o peso de cada interaçao em cada meio na decisao final de compra, o que vai permitir passarmos do registro do que as pessoas fizeram (a base da mídia programática/targeting) para a previsão do que elas vao fazer. A dificuldade neste caso é que o próprio acesso aos meios digitais está transformando a jornada do consumidor e os modelos utilizados pela maioria dos anunciantes e das empresas de pesquisa nao dao conta desta complexidade, ainda mais que a compreensao do peso de cada mídia e o impacto de cada açao tem que acontecer em tempo real.

É um aprendizado que envolve múltiplas disciplinas (matemática, psicologia, neurologia, etc) e capacidades organizacionais, além do desafio da escala e velocidade. Mas uma vez feito, o diretor da eBay acredita que compra e venda de mídia e a programaçao de publicidade estarao prontas para serem dominadas pelas técnicas de inteligência artificial. Quando? “That is the one-billion-dollar question” que ele nao se arriscou a responder…

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