Desafio dos Dados | tema da Conferência do Advertising Age em NY

Começa hoje aqui em Nova Iorque a Conferência de Dados do Advertising Age. Serao diversas discussoes sobre como combinar o enorme volume de informaçoes geradas pelas interaçoes digitais com outras bases de dados para criar experiências cada vez mais personalizadas de consumo, tanto no “ponto de venda” on-line ou off-line como na publicidade.

Nao é uma operaçao simples, e esta complexidade é amplificada pela crescente parcela do investimento direcionada para operaçoes automatizadas de compra e venda de mídia, que segundo a Magna Global vao crescer de USD 21 bilhoes este ano para USD 53 bilhoes em 2018. O impacto no modelo de negócios das agências é que a compra de mídia é a única área em que existem economias de escala na publicidade, conforme observou Martin Sorrell na conferência do ano passado.

Os principais desafios nao sao somente tecnológicos – gerar uma base de dados “limpa” é apenas a primeira etapa de um longo processo para chegar até métricas consistentes, mas também de recursos humanos e um sistema de cooperaçao entre veículos, agências e empresas de tecnologia que permita combater fraudes e aumente a confiança dos anunciantes (uma pesquisa da Associaçao Americana de Anunciantes mostrou que apenas 23% das empresas afirmaram ter um conhecimento claro sobre mídia programática). Executivos americanos reclamam da falta de profissionais que aliem conhecimento técnico com visao de negócios, capazes de criar e implantar estratégias que utilizem as informaçoes para aumentar a rentabilidade das relaçoes com os consumidores.

publicidade

publicidade