Diferentes tons de cor para separar os fatos dos rumores nas notícias – veja essa ideia

Numa tentativa de impedir a disseminaçao de informaçoes incorretas, um artigo divulgado recentemente no site Quartz recorreu a uma nova e interessante técnica – frases com diferentes tons de cor para indicar se a informaçao nelas contida era um fato ou apenas um rumor. A notícia em questao falava do HBO Now, novo serviço de streaming por assinatura da HBO. Um dia antes do lançamento, o editor Adam Epstein quis reunir todas as informaçoes disponíveis sobre o serviço, incluindo fatos e rumores. Para separar uma coisa da outra, Epstein decidiu usar diferentes tons de cor no texto. Logo abaixo do título da matéria, as instruçoes – ‘O que sabemos com certeza’ (escrito em um tom de cinza escuro, em negrito), ‘O que achamos que sabemos’ (escrito em cinza) e ‘O que nao sabemos ainda’ (em cinza claro). Nesse código de cores estava a fórmula para ler e entender o artigo que vinha a seguir.

Para o Co.Design, “o brilhantismo dessa nova técnica é que o sombreamento pode ser facilmente alterado conforme os fatos vao sendo confirmados, sem alterar a história em si. (…) Isso pode ser extremamente útil num ambiente de mídia online em que as histórias estao constantemente se desenvolvendo.” Ainda segundo o Co.Design, pode ser meio confuso ler as notícias tendo que prestar atençao no conteúdo e no tom de cor que cada frase usa, mas “o certo é que novos protocolos sao necessários no universo do jornalismo online, e fingir que palavras numa tela sao as mesmas do que aquelas impressas em um pedaço de papel nao ajuda ninguém”. ;-)

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