E essa agora? Mondelez patrocina matéria negativa sobre sua concorrente Nestlé

Matéria no Guardian afirma que a Nestlé admite o uso de trabalho escravo em sua cadeia de fornecedores na Tailândia e está enfrentando um processo contra o trabalho infantil na Costa do Marfim. Do lado esquerdo da página, o aviso – ‘Apoiado por Mondelez’. Para quem nao sabe, a Mondelez é uma multinacional do ramo de confeitos, alimentos e bebidas que tem na Nestlé sua maior concorrente. Apesar de parecer que a Mondelez está sendo oportunista e quer tirar vantagem da desgraça alheia, a empresa nega. Explica que nao teve nenhuma influência sobre a redaçao da matéria – um acordo que, segundo o The Drum, é fundamental para a parceria com a publicaçao, que iniciou em novembro do ano passado. O Guardian esclarece que artigos identificados pelo termo ‘supported by’ indicam que o anunciante nao tem controle sobre a reportagem, enquanto os termos ‘paid content’ e ‘paid for by’ significam que o conteúdo é controlado pelo anunciante, nao pela publicaçao. Para o The Drum, “o incidente coloca em destaque os desafios que publishers e anunciantes estao tentando superar para dominar o conteúdo nativo. Enquanto muitos acreditam que deve haver uma separaçao do estilo ‘igreja e estado’ entre conteúdo editorial e patrocinado, acusaçoes de alguns setores da indústria insistem que ambos estao se misturando demais.Leia na íntegra aqui.

publicidade

publicidade