‘E os racistas? Onde estao os racistas?’ | Faça como eu fiz – o teste do pescoço

oldbutgold | Essa é de novembro de 2013, resgatada por ocasiao do Dia da Consciência Negra

Nessa semana da Consciência Negra, depois de assistir novamente a essa campanha portuguesa premiada (acima), aceitei o desafio proposto por Luh de Souza e Francisco Antero, na reportagem do site Pragmatismo Político, e fiz o “teste do pescoço”. O resultado, além de um torcicolo daqueles, revela muito sobre o preconceito à brasileira e me lembrou uma crônica do Nelson Rodrigues que descrevia a reaçao de Sartre ao visitar o Brasil. Dizia Nelson que, a certa altura de uma noite enfadonha, o filósofo questionava – “E os negros? Onde estao os negros?” – “Também nao os achei pela sala, monsieur Sartre, mas que os há, há… olhou na cozinha?

O mesmo se aplica aos racistas – podemos ignorar o quanto estao próximos, reprovar piadinhas e comentários cretinos que se multiplicam em tempos de humoristas sem graça, mas eles sempre devem estar por aí – “E os racistas? Onde estao os racistas?” – lembrando Sartre que nao via negros na sala…

Em 1988, uma pesquisa conduzida por Lilia Moritz Schwarcz propunha as seguintes perguntas: “Você tem preconceito?” 96% dos brasileiros responderam “nao”. “Você conhece alguém que tenha preconceito?”. 99% das mesmas pessoas disseram “sim”. A conclusao informal era de que “todo brasileiro se sente uma ilha de democracia racial cercada de racistas por todos os lados“.

Como por aqui o preconceito é sempre atribuído ao “outro”, depois de espichar bem o pescoço, proponho uma boa mirada no espelho mais próximo… Olhou bem, cara pálida? É… ♪A verdade é que você, (Todo brasileiro tem!), Tem sangue crioulo…

Aproveite e faça tambem o teste do pescoço – aqui – para saber se existe mesmo ou nao racismo no Brasil.

publicidade

publicidade