Em Portugal, Globo promove seminário sobre narrativas na comunicaçao contemporânea

Ontem, na Universidade de Coimbra – a mais antiga de Portugal, com mais de 7 séculos de existência – a Globo apresentou o seminário “Novas narrativas na comunicaçao contemporânea”. A parceria com essa instituiçao universitária portuguesa existe há 8 anos e “a escolha do tema nao podia ser mais atual, pois é muito importante refletirmos sobre o tipo de narrativas que lançamos para o público”, explicou a vice-diretora da Faculdade de Letras, Ana Teresa Peixinho, na sessao de abertura. A seguir, Clara Almeida Santos, vice-reitora da Universidade de Coimbra e Ricardo Pereira, diretor da Globo Portugal, deram as boas-vindas aos muitos estudantes e professores presentes no Auditório da Reitoria.

Em diálogo aberto com a plateia, Andrea Doti, diretora de produçao editorial da Globo, Marcia Menezes, diretora do portal G1, e Rodrigo Fonseca, roteirista da Globo, mostraram através das suas próprias experiências novas linguagens e estratégias inovadoras para um relacionamento cada vez mais personalizado com a audiência. Sem perder o foco das imagens projetadas, abordaram a importância das redes sociais, o jornalismo online, os novos hábitos, comportamentos e os desafios que os profissionais enfrentam ao produzirem conteúdos para uma empresa de multi plataformas. “O nosso desafio todos os dias é entrar na conversa com a audiência sem sermos invasivos; para isso precisamos conhecer o nosso público de forma qualitativa e com maior intimidade”, concluiu Andrea Doti.

No pátio da Universidade com mais brasileiros fora do Brasil – atualmente sao 2.123 estudantes e investigadores, 10% de todos os alunos, de acordo com o jornal DN – alguns jovens de capa preta que encontrei pelo caminho, a majestosa Biblioteca e as solenes estátuas de pedra dos edifícios das Faculdades pareciam guardar todo aquele novo saber que haviam acabado de receber. Com o meu olhar de 1ª vez, nunca o Brasil foi tao português nem Portugal foi tao brasileiro como naquela manhã na Universidade de Coimbra.

cartaz plateia

publicidade

publicidade