Enfim um programa de culinária para quem nao ama a cozinha

Eu quase nunca tenho tempo pra assistir TV. Para me manter informada sobre o que acontece no mundo da comunicaçao, faço umas mini maratonas em alguns finais de semana ou nas férias. Numa dessas fiquei pensando no boom de programas sobre culinária, livros sobre chefs, coletâneas de receitas para todo tipo de dieta – vegana, sem glúten, sem açúcar -, competiçoes adultas e infantis. Dá pra assistir só programas de culinária em um dia inteiro se a gente quiser. Gosto de muitos deles, compro livros que nem sempre uso e quase sempre me empolgo com receitas que nunca transformo em prática.

Quando conheci a série Chef’s Table, encontrei ali algo diferente. Apaixonada por antropologia e documentários, vi que ali estava um desejo de encontrar a alma, a intençao, a história dos chefs participantes. Cada episódio mostra uma aventura em torno de um ingrediente, a cultura de um país em torno da culinária, identidades super profundas e ricas de lugares tao diferentes entre si, como o Brasil, os Estados Unidos, a Eslovênia, o México, a Índia. Nao é a toa que a comida é um dos temas que vem sendo mais estudados em “Cultural Studies“, um braço antropológico super interessante.

Pensar na criatividade e na intuiçao do brasileiro, na cultura do espetáculo tao presente nos Estados Unidos, na ancestralidade mexicana através de um programa de culinária é, sem dúvida, uma proposta nova nesse universo de programas. Isso mostra que há sempre espaço para projetos diferentes que vao atrair audiências diferentes, mesmo em um tema que já parecia super explorado. Vale acompanhar.

publicidade

publicidade