Flamengo 400 X Chapecoense 45 – desafios do branding esportivo

Segundo dados de mercado,esta é a diferença de orçamento – em milhoes – entre os 2 times. Ambos disputam a Série A do Campeonato Brasileiro. As fontes sao quase sempre as mesmas: patrocínio, TV, venda de jogadores, sócios. Esta última fonte de renda é para mim uma novidade que vem crescendo em linha com a vontade cada vez maior do consumidor, seja cliente ou torcedor, de fazer parte da construçao da marca. Muitos amigos estao se engajando nos seus clubes, fazendo parte da gestao.

Em todas as minhas turmas de pós graduaçao em branding, pelo menos um grupo escolhe uma marca de futebol para exercitar os aprendizados de construçao e gestao de marca. Todos concluem que ainda há muito a ser feito quando o assunto é branding esportivo. As iniciativas sao quase sempre as mesmas e os patrocinadores seguem disputando espaço numa camisa cada vez mais poluída por empresas que, nem sempre, ajudam a construir os atributos do time. Acredito que com grandes ou modestos orçamentos dá para ser mais criativo e consistente. Para isto a marca deve ser uma grande missao que inspira contrataçoes, estratégias, patrocínios, franquias, licenciamentos e muito mais.

publicidade

publicidade