Gays na publicidade | Para brs uma questao que ainda nao saiu do armário – estudo JWT

O estudo Sonar/J.W. Thompson ouviu 500 pessoas maiores de 18 anos, das classes A, B e C, de todo o Brasil, entre os dias 2 e 7 de julho.

Estudo da JWT br divulgado pelo Meio&Mensagem – “Os anunciantes estudam, há algum tempo, o uso de personagens gays em seus comerciais, como forma de refletir a evoluçao da sociedade em relaçao ao tema. Alguns já deram esse passo, embora ainda de forma discreta ou explorando estereótipos. Um novo estudo da J.W. Thompson revela que 77% dos brasileiros dizem nao se importar se os protagonistas de mensagens publicitárias sao heterossexuais ou homossexuais. 68% deles afirmam que a presença de gays nao mudaria sua decisao de compra do produto anunciado”.

No entanto… “o mesmo estudo que sinaliza essa visao teoricamente liberal fez perguntas mais específicas que detectaram o quanto o assunto ainda é tabu (veja quadro acima) – “É um comportamento típico dos brasileiros, que respondem às perguntas de forma politicamente correta mas, apesar do discurso liberal, nao é bem assim que pensam”, comenta Fernand Alphen, head de planejamento da agência.

“A vertente preconceituosa fica clara quando se questiona sobre o incômodo percebido em outras pessoas nao respondentes: 65% dos entrevistados dizem nao se importar com a presença de gays na publicidade, mas acreditam que muitos outros nao iriam gostar :)”
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