Globo fatura sozinha + da metade q o resto, incluindo afiliadas e concorrentes

Daniel Castro dá hoje como nota exclusiva no seu Noticias da TV – A TV Globo fechou 2013 com um faturamento recorde de R$ 11,5 bilhoes, já descontadas as comissoes e bonificaçoes de agências de publicidade. O crescimento em relaçao a 2012 foi de 9,2%. Os números, obtidos com exclusividade pelo Notícias da TV, só serao divulgados em balanço oficial em março. Essa receita é somente das emissoras próprias da família Marinho. Nao incluem as afiliadas da rede, apenas a participaçao que a Globo tem pela veiculaçao de publicidade nacional nessas emissoras.

Com o resultado, a Globo deve ter faturado sozinha mais da metade de todas as emissoras de TV do país, incluindo suas próprias afiliadas e as concorrentes. Até novembro, segundo o Projeto Inter-Meios, que monitora os investimentos publicitários, a televisão aberta tinha arrecadado R$ 19,3 bilhoes. O dado final de 2013 ainda nao saiu, mas no mercado se projeta algo em torno de R$ 21,5 bilhoes.

O faturamento da Globo equivale a mais de 10 vezes as receitas de SBT e Record em Sao Paulo, principal mercado do país. Uma outra comparaçao avassaladora: sozinha, a Globo fatura 1/3 do que todas as empresas de mídia do país arrecadam com publicidade, incluindo jornais, revistas, TV por assinatura, rádios e internet.

O crescimento da Globo foi em linha com o mercado de televisao. Até novembro, as TVs abertas tinham crescido 9,4%, de acordo com o Inter-Meios. Para este ano, a Globo projeta um crescimento de 6% a 8%, mesmo com a Copa do Mundo.

Leia tambem de hoje – Ibope Media | os investimentos publicitarios em 2013

publicidade

publicidade