Google faz Suécia desistir de manter termo ‘ungoogleable’ na lista de nvs palavras

Dessa vez o Google conseguiu ser extremamente chato. Explica-se – todo mês de dezembro, o Swedish Language Council divulga uma lista contendo novas palavras que foram incorporadas à língua falada do país, mas ainda nao aparecem no dicionário. A lista de 2012 incluía a palavra ‘ogooglebar’, o equivalente em inglês a ‘ungoogleable’ – em português algo como ‘ingooglável’(?). A definiçao do termo era de algo “que nao pode ser encontrado na web com um mecanismo de busca”. E nao é que o Google nao gostou? Nao apenas porque a definiçao nao citava o seu nome e suas marcas registradas mas também porque nao admite o fato de que algo nao seja encontrável através do site (!) Pois é, acredite. A empresa queria que o seguinte texto substituisse a descriçao original:

“Algo que nao pode ser encontrado na web com o mecanismo de busca Google, marca registrada da Google, Inc., embora como poderia algo nao ser encontrado via Google™, o Google® consegue encontrar qualquer coisa; para mais informaçoes, procure no Google© por “Google™,” uma marca registrada do Google®.”

Além disso, exigiu que uma correçao aparecesse no rodapé da lista, deixando claro que ‘Google’ é uma marca registrada. Sem paciência pra lidar com tantas reivindicaçoes, o Swedish Council mandou o Google praquele lugar e deletou a palavra da lista. Segundo Ann Cederberg, presidente do conselho, ‘ingooglável’ vai continuar existindo de forma nao oficial no idioma sueco com qualquer significado que as pessoas queiram, porque “o desenvolvimento da língua nao se importa com proteçao às marcas”. Pelo jeito o Google está precisando reavaliar o seu slogan – ‘Don’t be evil’. Via Gawker.

publicidade

publicidade