Mudanças no Globo, íntegra da msg do Ascanio Seleme – à redaçao Rio e sucursais

Afinal, na mensagem, apenas 12 demissoes – era esperado 1 numero bem maior –  Leia a nota desta noite no Blue Bus. E haverá espaços no site para novos blogs e colunas. Abaixo a íntegra do comunicado.

“Meus caros, Depois de 6 meses trabalhando sobre uma nova estrutura capaz de fazer o nosso jornal avançar ainda mais no mundo digital, chegamos ao ponto de tocar as alteraçoes necessárias para a sua implantaçao. No conjunto de movimentaçoes de pessoal na redaçao, estamos fazendo 12 desligamentos e 22 contrataçoes.

Deixam o jornal, depois de muito anos de colaboraçao efetiva e trabalho aduro, os editores Orivaldo Perin, Cristina Alves e Ricardo Mello. Também saem do jornal as editoras assistentes Nivia Carvalho e Leticia Helena. Saem ainda técnicos de tratamento de imagem da Fotografia.

O lugar do Perin em SP será ocupado por Luiz Antonio Novaes, o Mineiro, ex-editor Executivo do jornal. Maria Fernanda Delmas assume a Economia no lugar de Cristina Alves. Ana Lucia Azevedo vai para o Globo a Mais em substituiçao a Delmas. Gustavo Villela deixa a Economia e assume o Acervo, funçao anteriormente ocupada por Leticia Helena. Ele continuará exercendo a coordenação do GDA. Uma das novidades do projeto que estamos implementando a partir de agora, é a criaçao de uma nova editoria, a Sociedade, que englobará as notícias de Ciência, Saúde, Educaçao, Digital e Mídia, Religiao, Sexo, História. Para chefiar a nova editoria foi convocado o William Helal Filho.

As áreas de cobertura do jornal estao sendo agrupadas por temas. País, Mundo, Sociedade e Esportes serão coordenadas pelos próprios editores. Rio e Bairros serao coordenados pelo Gilberto Scofield. A editora de Economia Fernanda Delmas cuidará também de Carros. Cultura, que abrange o Segundo, a Revista, a TV e o Rio Show será coordenada pela Fátima Sá. E Estilo, que reune Ela, Gourmet e Boa Viagem, passa a ser coordenada pela Ana Cristina Reis.

A coluna Negócios & Cia deixa de existir. Flávia Oliveira passa a assinar nova coluna na editoria de Sociedade duas vezes por semana. Glauce Cavalcanti fica no time da Economia e Dandara Tinoco embarca no projeto Sociedade. Flavia, que tratará de temas da atualidade, vai se revezar com Cora Ronai e Pedro Doria, que cuidam da área Digital, com Antonio Gois, que terá uma coluna de educaçao semanal, e outros dois que serao anunciados mais adiante e que versarao sobre Religião e Sexo.

Cleo Guimaraes assume em caráter definitivo a coluna Gente Boa. As contrataçoes a serem feitas, começando já, serao para compor novos times de vídeo, reforçar o site do jornal e robustecer as sucursais de Brasília e Sao Paulo. Para Brasília está sendo criada uma nova vaga de repórter. Duas outras já tinham sido criadas no início do ano com o projeto de estágio. Em Sao Paulo serao abertas duas vagas de repórter.

Para o site, estao sendo abertas 5 vagas de repórter, para tratar de mediaçao de comentários e para o reforcar nossa presença no celular, e uma vaga de editor júnior, para auxiliar o time do Eduardo Diniz na capa do site e na coordenação do time de midias sociais.

Uma nova estrutura de vídeo está sendo construída agora com a criaçao de 10 novas vagas. Uma de editor júnior, 3 de âncora, 3 de produtor de conteúdo e 3 de técnico de mesa. Roberto Maltchik assume a editoria de vídeo e sua vaga em País será preenchida por Cristina Tardáguila. A vaga da Cristina no Segundo será ocupado por Eduardo Fradkin. A editora Inês Amorim mais adiante anunciará o subsitituto de Fradkin.

Vamos ainda abrir espaços no site para novos blogs e colunas. Essas mudanças sao necessárias para que O Globo inicie uma nova etapa na sua longa e vitoriosa trajetória. A partir do dia 24 de março, a redaçao inaugura um novo fluxo de trabalho, que todos já conhecem mas que será detalhado em reuniao geral a ser convocada para a próxima semana.

publicidade

publicidade