No Festival de Cannes, convite para festa era apenas para “mulheres atraentes” (!)

Aos poucos a indústria da comunicaçao se dá conta que é preciso mudar a forma como as mulheres sao representadas na publicidade. Temos aqui no Blue Bus o exemplo recente do comercial de absorventes que fugiu dos clichês e, ainda de hoje cedo, a notícia sobre a decisao da Unilever de parar de estereotipar as mulheres em seus comerciais. Tiago Freitas Gaum, diretor de arte da FCB Brasil, conta que, este ano, o Festival de Cannes está falando sobre a objetificaçao das mulheres em várias palestras, e que inclusive uma categoria do festival é dedicada ao tema – a categoria ‘Glass’. “E ainda assim recebo o seguinte email de uma festa relacionada ao evento”, diz Tiago em post no Facebook. O email dizia o seguinte – “Obrigado pelo seu interesse em comparecer!! Por favor esteja ciente de que esta lista é apenas para mulheres e modelos atraentes” – assim mesmo, sublinhado e em negrito. E continua – “Se você está interessada em participar, por favor nos envie fotos recentes sem retoques e ou links do seu Instagram/Facebook e de cada uma de suas acompanhantes. Assim que tivermos analisado, enviaremos detalhes específicos.” Os homens interessados, por sua vez, deveriam entrar em contato com o departamento de RP dos patrocinadores do evento. Assina “A Equipe Promocional da Festa de Quarta-Feira”.

Como era de se esperar, a repercussao foi imediata. Cindy Gallop, veterana da publicidade e ativista dos direitos das mulheres, compartilhou o convite no Twitter, afirmando – “É 2016, @vaynermedia @thrillist. Nao é assim que se festeja no @cannes_lions”, veja abaixo. A agência digital VaynerMedia e o Thrillist Media Group eram os patrocinadores da festa, e o email foi enviado pela promotora de eventos iGetIn. A Adweek informa que Gary Vaynerchuk, fundador e CEO da VaynerMedia, prontamente respondeu o tuite de Gallop e de outros com vários vídeos. No 1º deles, se disse “mortificado” com o email e que, como CEO da agência, assumia a responsabilidade pelo ocorrido, veja mais abaixo. Mais tarde, em comunicado, a Thrillist informou que a promotora enviou o email sem o seu consentimento e pediu desculpas, também em nome da Vayner. Já Ben Lerer, fundador e CEO da Thrillist, declarou – “Nós claramente precisamos estar conscientes sobre como o comportamento das empresas que estao associadas a nós podem refletir na nossa marca, mesmo que elas estejam operando sem o nosso conhecimento”. Garantiu ainda que nao trabalhará mais com a produtora que contratou para cuidar do evento – e que, por sua vez, contratou a promotora que enviou o email. Leia mais na Adweek.

publicidade

publicidade