#NRF14 – Os shoppings (finalmente) parecem ter o que dizer | Marinho

Tudo sobre a NRF14 patrocinio Santander

Hoje a noite embarco para Nova Iorque, onde acompanho, a partir de domingo, a Convençao da NRF – National Retail Federation. Pelo 16o ano consecutivo, Blue Bus vai cobrir esse que é o principal evento do varejo. De 1999, quando o ecommerce prometia tomar o mercado e varrer do mapa as lojas físicas, até 2013, quando a expressao ‘omni-channel’ tornou-se um mantra para os comerciantes, muita água rolou debaixo dessa ponte. Para compreender como chegamos até aqui é preciso olhar com atençao para um fenômeno poderoso, que foi se consolidando ao longo do tempo – o protagonismo do consumidor, ‘empoderado’ pela multiplicaçao de produtos, marcas e canais e munido de ferramentas poderosas de pesquisa e disseminaçao de informaçao.

A ideia de colocar o consumidor no centro de tudo, apelidada pelos americanos de ‘customer-centricity’, segue sendo o pano de fundo de todas as discussoes que esse ano tomarao as salas e os corredores do Javits Center, onde ocorre a Convençao . Os principais filhotes da ‘customer-centricity’ sao as estratégias omni-channel (que significa em linhas gerais oferecer o que o consumidor quiser, na hora que ele precisar, da maneira mais convenente para ele comprar) e o famoso Big Data – dados sobre o perfil, desejos e comportamentos do consumidor no ponto de venda orientando as açoes dos varejistas, desde o desenvolvimento dos produtos até a abordagem de venda.

Isso tudo, é claro, vai afetar a vida dos shopping centers. Aliás, esse ano a presença dos shoppings no palco do Javits será bem mais expressiva do que nas últimas temporadas. Rick Caruso, da Caruso Affiliated, vai estrelar a primeira Super Session, logo no domingo, discutindo o novo papel do mall como local de encontro e como os shopping centers podem unir-se ao ecommerce em favor da conveniência dos consumidores. Jill Renslow, VP de Marketing do Mall of America, também no domingo, vai falar sobre a iniciativa do shopping de melhorar a experiência do consumidor por meio de plataformas móveis. A fantástica associaçao entre a Westfield e o eBay para criar lojas virtuais em shoppings físicos também será tema de uma sessao na NRF 2014. É sintomático. No instante em que os shoppings, nos EUA e em várias partes do mundo, finalmente decidem sair da defensiva e estudar maneiras de participar da revoluçao em curso no varejo, passam a ter o que dizer no palco do maior evento global do setor. Tomara que em breve haja também casos brasileiros dessa tendência para serem apresentados na NRF.

publicidade

publicidade