O futebol br nao é só dinheiro, nao é só status, nao é só corrupçao e desorganizaçao

Texto do Kiko Nogueira celebrando a vitoria do Ituano no Paulistao – no Diario do Centro do Mundo

“A equipe demonstrou que com um orçamento de pés no chao dá pra fazer grandes coisas. O futebol brasileiro nao é só dinheiro, nao é só status” – O meio-campista Marcinho, do Ituano, resumiu assim a vitória contra o Santos nos pênaltis, que valeu o Campeonato Paulista. É uma simplificaçao, mas faz todo o sentido. O Ituano é um lembrete do que o futebol brasileiro foi antes de virar uma indústria movida a corrupção, desorganizaçao e, eventualmente, bons espetáculos. A folha de pagamento dos jogadores soma R$ 350 mil. Leandro Damiao, do Santos, ganha 500 mil por mês.

Juninho Paulista, revelado lá, é o administrador. Saneou as finanças, contratou o técnico Doriva e chamou atletas veteranos e desconhecidos de categorias inferiores. Foram 5 anos de trabalho.

Como os absurdos do futebol estao banalizados, ninguém mais ergue uma sobrancelha diante dos vencimentos de Neymar, por exemplo. Foi preciso Johan Cruyff, ex-craque do Barcelona, falar o óbvio: “Neymar é vítima do dinheiro, de seu agente e do clube. Ninguém com 21 anos é Deus” (Neymar tem 22, na verdade).

É inevitável que times ricos (e eternamente endividados) sofram mais pressao. Fred, atacante do Fluminense, salvo do rebaixamento no tapetao, fatura R$ 9 milhoes mensais. Recentemente, foi cercado por torcedores na saída de um treino e quase apanha. Escreveu 1 post indignado no Facebook – “Será que somente quando um jogador for espancado alguma providência mais enérgica e eficaz será tomada contra esses bárbaros?”, pergunta ele.

Dê uma olhada em Felipao. O técnico da seleçao virou uma figura onipresente na TV. Está fazendo propaganda para Vivo, Guaraná Antarctica, Peugeot e Walmart. Calcula-se que seu cachê seja de 1 milhao de reais.

Com o fim do campeonato, o Ituano será desmontado. Santos, Palmeiras, Botafogo e Fluminense já manifestaram interesse em nomes como Anderson Salles, Rafael Silva, Jackson Caucaia e Esquerdinha, entre outros.

O Ituano voltará a jogar só daqui a 3 meses, após a Copa, desfigurado. Deve sumir, como sumiram Sao Caetano, Bragantino e outros. Mas, por um momento, lembrou que o futebol, como diz Marcinho, nao é só dinheiro, nao é só status.

publicidade

publicidade