O segredo da felicidade? Sair do Facebook – é o que indica essa pesquisa

O dinamarquês Morten Tromholt recrutou, via Facebook, 1.095 pessoas para participar do que chamou de ‘The Facebook Experiment’. Os participantes desse experimento foram aleatoriamente divididos em 2 grupos. O ‘grupo de tratamento’ foi instruído a nao usar o Facebook por 1 semana e também a desinstalar o app da rede social de seus celulares. Enquanto isso, o ‘grupo de controle’ continou usando o Facebook como de costume. Ao final do estudo, 87% das pessoas do grupo de tratamento conseguiram evitar a rede social por 7 dias. Os resultados mostram que elas relataram um nível de ‘satisfaçao’ maior e mais emoçoes positivas do que o grupo de controle. Como destaca o blog Discover, no entanto, isso nao necessariamente prova muita coisa, já que a avaliaçao é puramente subjetiva. Além disso, os voluntários provavelmente já queriam reduzir o uso do Facebook, e portanto é natural que se sintam bem por terem cumprido a missao. Isso sem contar que 1 semana é um prazo relativamente curto. Seja como for, esse nao é o 1º e certamente nao será o último estudo a avaliar os efeitos do Facebook – para o bem e para o mal – na vida de seus usuários. Um leitor do blog Discover relata, por exemplo, que sair do Facebook nao o fez mais feliz, mas ajudou a reduzir sua ansiedade, a aumentar seu nível de atençao e melhorar a qualidade do seu sono.

publicidade

publicidade