O tomate volta ao normal, havia uma reduçao na area plantada (Folha)

Pisoteado nas últimas semanas (ontem serviu a 1 colar usado por Ana Maria Braga) o tomate deverá ser esquecido a partir de agora. A oferta melhora, e os preços começam a voltar ao normal. Apenas neste mês, a queda acumulada dos preços já é de 43% na Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de Sao Paulo). A informaçao é da Folha, na coluna Vaivem, de Mauro Zafalon para assinantes®.

“O tomate viveu nos últimos meses um período de incertezas agrícolas, muito comum a vários produtos do setor” – explica – “A safra do ano passado foi muito boa, a oferta cresceu e os preços despencaram. Houve uma migraçao de muitos produtores para outras culturas. O resultado foi uma reduçao na área plantada e uma oferta menor neste início de ano”. A avaliaçao é dada como de Josmar Macedo, assistente-executivo da Ceagesp. Para ele, a situaçao foi agravada devido ao excesso de chuva no período de colheita. A queda de oferta fez o preço disparar.

Mas o Globo, na materia principal de hoje, cita a alta do custo do tomate (122% em 1 ano) para comemorar uma desejada alta na taxa dos juros – leia ‘Inflaçao passa teto da meta e juro pode subir’, manchete na 1a pagina.

publicidade

publicidade