Os leitores do New York Times nao estao mais lá | Veja o inacreditável relatorio da situaçao

Vazado pelo Buzz Feed, relatorio interno elaborado pelo NYT nao oferece uma visao de futuro animadora para os impressos que ainda patinam no digital em todo o mundo.

O relatório identifica várias áreas em que o proprio Times deveria modernizar sua visao de mundo. A “competiçao” seria uma. Nos últimos anos, o velho jornalao tem concentrado o seu fogo em Rupert Murdoch – que levou o WSJ para Nova Iorque para disputar uma guerra quarteirao a quarteirao com o rival. Mas só que agora o Times tem os jovens nos calcanhares. Numa incômoda disputa adicional tem que lidar com uma frente multipla – o BuzzFeed, o Huffington Post, o Business Insider, Quartz, todos digitalmente “nativos”.

O relatorio observa que às vezes até mesmo os comentarios digitais sobre as materias do jornalao tem ganho mais audiência que os proprios textos originais (!) E tambem inclui uma observaçao aguda – Acredita que os editores terao que começar a resistir à força gravitacional da ediçao impressa – “Eles passam horas todos os dias a discutir o que colocar na 1a página do jornal, com muito menos discussao sobre a distribuiçao digital”. E anota que quase 60% das pessoas hoje lêem materias em smartphones e tablets – e muitas vezes recebem esse conteudo via Twitter, Facebook, motores de busca e apps. Isso significa que cada vez menos encontram o pacote completo de leitura que os editores se deram ao traalho de reunir… Finalmente, esgrima 1 numero radical – O tráfego para home-page do Times caiu pela metade desde o pico em 2011 (!)

publicidade

publicidade