Pesquisa McCann | Consumidor br é do tipo ‘lutador’ – procura sempre o melhor negócio

Entrevistando mais de 10 mil pessoas em 11 países, o estudo ‘Truth About Shopping’, da McCann, mapeou os diferentes estilos de compradores. O resultado foi a classificaçao de 5 perfis – robótico, estudante, apaixonado, explorador e lutador. No Brasil, 40% dos consumidores se encaixam no perfil ‘Lutador’ – aquele que está sempre fazendo pesquisas para se armar com questoes e desafios para disparar contra a marca e os vendedores, e nao desiste de lutar pelo melhor negócio. A pesquisa também apontou um traço curioso da personalidade do brasileiro – 1/4 dos entrevistados afirmou que, mesmo gostando de fazer compras, nao gosta de ser visto como um comprador compulsivo ou que esbanja; outros 25% afirmam que se sentiriam ofendidos ou preocupados se fossem descritos como ‘shoppers’ (compradores), índice que é de 12% na média mundial. Na contramao, apenas 12% dos brasileiros se sentiriam satisfeitos ou orgulhosos ao serem reconhecidos como compradores, índice que alcança os 24% mundialmente. Curiosamente, 89% dos entrevistados brasileiros dizem que as pessoas estao mais materialistas hoje em dia em comparaçao há 10 anos atrás. No entanto, apenas 32% deles se consideram ‘shopaholics’.

truth-about-shopping-perfil-consumidor-brasileiro

publicidade

publicidade