Pesquisas de audiência serao as próximas “vítimas” da tecnologia?

A Experian (proprietária da Serasa no Brasil) anunciou ontem em Nova Iorque o lançamento de um novo serviço de mediçao de audiência em vídeo multiplataforma que combina indicadores numéricos e comportamentais para mostrar como o conteúdo gerado por anunciantes e veículos atinge as pessoas em cada etapa do ciclo de compra e através de quais aparelhos. Segundo Pat Pellegrini, presidente de serviços de marketing da Experian dos EUA, a metodologia foi desenvolvida a partir de pesquisas feitas com mais de 1000 executivos de marketing em 14 países (incluíndo o Brasil), nas quais se constatou que apenas 4% das empresas estao preparadas para lidar de forma integrada com o consumidor multicanal, e que para 43% dos entrevistados a principal prioridade é capturar os dados de forma adequada para gerar interaçoes relevantes.

Chamado de Audience Insights, o serviço da Experian integra bases de dados sócio-demográficos (o painel de consumo da empresa) com os softwares de rastreamento da Hitwise (do mesmo grupo), que ao serem linkadas com bancos de dados de cada cliente (como por exemplo o de pessoas que fazem compras recorrentes, prospects, etc.) permitem categorizar os consumidores de forma individualizada, bem como os seus pontos de contato mais frequentes com a marca. O produto ainda nao tem data para ser lançado no Brasil, mas é um mercado que a empresa olha “com interesse”. É mais um sinal de que, depois de obrigar as agências e os departamentos de marketing a se reinventaram, a tecnologia vai fazer o mesmo com as empresas de pesquisa.

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