Portugueses celebram o cinema, o pastel de nata e a liberdade de expressao… ;)

Filme br, pasteis de nata, jornal rabiscado pela censura

Ontem, na festa de encerramento do Festin 2014 em Lisboa – o filme brasileiro ‘Cores’ venceu o prêmio de Melhor Longa-Metragem, levando ainda o prêmio de Melhor Realizador (Francisco Garcia) e Melhor Atriz (Simone Iliescu) do Festival – A cidade de Sao Paulo é o cenário onde “3 jovens vivem histórias de amor e tristeza – Luiz passa o dia entre pequenos empregos que consegue com a sua moto e o trabalho numa drogaria; sua namorada, Luara, mora em frente ao aeroporto e ganha a vida numa loja de peixes ornamentais, enquanto sonha em viajar para o exterior, e Luca é um tatuador que mora com a avó”. Em tempo – Juliano Cazarré ganhou o Prêmio de Melhor Ator, no filme Serra Pelada, de Heitor Dhalia.

Outra que ganhou um prêmio ontem, foi a pastelaria Alcôa – de Alcobaça, uma pequena cidade portuguesa localizada a 92 km ao norte de Lisboa – conquistando o paladar do júri do ‘Peixe em Lisboa’ com o seu pastel de nata, escolhido como o melhor de 2014. A Alcôa dedica-se “à centenária arte de bem confeccionar, em recipientes de cobre, os doces conventuais, seguindo a tradiçao dos Monges de Cister que habitaram a regiao de Alcobaça”.

Outro que merece um prêmio é o jornal Público de hoje – Para que ninguém esqueça o que a imprensa do país passou antes do 25 de abril de 1974, traz duas primeiras páginas (!) – A primeira (na foto) com a capa cheia de palavras riscadas – “Se houvesse censura em Portugal esta capa viria dos censores assim”, avisa. A outra, limpa – com as notícias do dia.

publicidade

publicidade