A queda drástica do alcance orgânico no Facebook e o dia em q ele vai chegar a zero

Esta é de março deste ano – resgatada usando o botao Randomize! – no menu ao lado | Politica do Facebook que reduziu repentinamente o alcance dos seus parceiros

Que o alcance orgânico dos posts divulgados pelas marcas no Facebook caiu drasticamente nao é novidade pra ninguém. O fato inclusive foi admitido pela rede social, confirmando o que as marcas já observavam por mais de 1 ano. Tentando quantificar o desastre, a Social@Ogilvy analisou 106 fanpages que administra, a maioria delas de fora dos EUA. O que descobriu é que, em média, o alcance orgânico dos posts caiu quase pela metade desde outubro do ano passado – passou de 12,05% para 6,15% em fevereiro. Para 23 páginas com mais de 500.000 Likes, a queda foi de 4,04% em outubro para 2,11% em fevereiro. Apenas para contextualizar, há 2 anos, num evento em Nova Iorque, o Facebook disse que 16% dos fãs de uma marca, em média, visualizavam os posts divulgados. Segundo matéria do Ad Age, eventualmente vai chegar o dia em que nao haverá mais espaço para as marcas que nao pagarem para promover seu conteúdo. “Cada vez mais o Facebook está dizendo que você deve assumir que chegará o dia em que o alcance orgânico será zero”, afirma Marshall Manson, um dos autores da pesquisa. Leia a matéria na íntegra aqui.

Organic_Reach_Chart

publicidade

publicidade