Native Advertising – conteúdo relevante ou propaganda disfarçada? ;) Tania Savaget

Definitivamente, nao é uma novidade. Mas os publicitários brasileiros ainda discutem sobre a “publicidade nativa” que, seria, para algumas opinioes, somente uma evoluçao dos publieditoriais. Usada por alguns jornais gringos, como o Huffington Post e o New York Times, o formato ainda é bastante questionado, mas já está vencendo as resistências iniciais. A tal Native Advertising sao aquelas matérias que aparecem no site, sem destoar da sua experiência.

Como a ideia é parecer imperceptível, ela corre o risco de confundir o leitor. Afinal, a origem do seu conteúdo é de uma marca e nao do veículo em questao. Os defensores da ideia prometem transparência absoluta e acham que o leitor está tendo a oportunidade de ganhar um conteúdo exclusivo e relevante. As matérias costuma ser sinalizadas com um “paidpost” ou “Paid For and Posted by”. Seria suficiente?

De qualquer forma esta inovaçao publicitária – que nao é tao nova assim – esta sendo vista como fundamental para o modelo de negócios dos veículos e deve se multiplicar por aqui com força total. Para as marcas é uma oportunidade de gerar conteúdo próprio, se relacionar com seu público e criar vínculos. Vale acompanhar a evoluçao e denunciar qualquer tipo de açao mais intrusiva.

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