Ser mãe nao é um job description | texto da Tania Savaget

Nesta época do ano parece que as marcas só têm 2 únicos objetivos: mostrar para os filhos como é difícil ser mãe e fazer o público feminino chorar. Ser mãe nao é fácil mesmo. Tenho 3 filhas de idades e personalidades diferentes que me fazem experimentar este papel diariamente e que despertam meus maiores talentos e minhas piores fraquezas. Só que nao encaro isto como um trabalho. Muitos comerciais antigos e atuais parecem repetir esta fórmula.

Ser mãe é nao dormir, dar banho, amamentar, mandar levar o casaco, ensinar a comer, levar para a escola, ajudar a fazer as tarefas da escola. Tudo isto faz parte, fato, mas talvez nao seja a essência da maternidade. Existe um imenso repertório de emoçoes e situaçoes que fazem parte desta delicada relaçao mãe e filho que nao sao retratadas na nossa comunicaçao e que poderiam se transformar em conteúdos inspiradores e relevantes para muita gente.

O que as mães sonham para seus filhos? Do que mais têm medo? Do que mais se orgulham? Quais sao os momentos de dúvida, insegurança, dificuldade? E os de pura alegria, realizaçao, plenitude? Aí entram novamente os padroes e os roteiros típicos de quem quer fazer a audiência chorar com clichês imbatíveis. Na maior parte das vezes, eu choro. Mas acho que podiam ampliar o repertório para além dos bebês, abraços de agradecimento, homenagens. Um comercial que me marcou e que parece politicamente incorreto é este aqui. Mostra um momento de intimidade, cumplicidade e prazer muito presentes nas relaçoes entre mães e filhas.

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