Supermercado pediu para artistas trabalharem de graça, artistas pediram comida grátis

É uma história que designers, ilustradores, artistas e muitos outros profissionais conhecem bem – a oferta do trabalho em troca de ‘exposiçao’ ou ‘reconhecimento’. Em outras palavras, a cara de pau de pedir que você trabalhe de graça. O caso mais recente vem da Inglaterra. A Sainsbury’s, 2ª maior rede de supermercados do Reino Unido, publicou um anúncio em busca de um ‘artista voluntário’. “A Sainsbury’s está em busca de um artista criativo e ambicioso para voluntariamente renovar nossa cantina”, diz o anúncio, recorrendo a argumentos como a “oportunidade de construir sua carreira e desenvolver sua reputaçao”. Observa também que “nao é exigida nenhuma qualificaçao ou experiência, pois estamos intrigados e animados quanto à singularidade que você pode nos oferecer”. Jura? Nao seria melhor dizer “quanto ao salário que nao vamos lhe oferecer?”. O anúncio, é claro, pegou muito mal. Como bem lembra o AdFreak, “artistas nao gostam de ser convidados a trabalhar de graça por empresas que sao mais do que capazes de pagá-los”. O caso gerou repercussao nas redes sociais através da hashtag #PayArtists, mas a melhor resposta veio de um artista anônimo. Parodiando o anúncio da Sainsbury’s, disse que artistas estavam em busca de um ‘supermercado voluntário’ – “Artistas procuram um supermercado bem abastecido para voluntariamente reabastecer suas cozinhas. Ganhe experiência na indústria de alimentos enquanto satisfaz nossa necessidade de nos alimentar e viver confortavelmente”, diz a peça, adaptando cada frase do anúncio original para dar uma liçao de moral na empresa. Desde entao a Sainsbury’s se desculpou pelo anúncio infeliz. Vale a pena ler os 2 textos na íntegra – confira logo abaixo.

sainsburys-reply

publicidade

publicidade