Testando novos formatos no jornalismo – uma newsletter semanal financiada pelos leitores

Pesquisa da Adobe mostrou que apenas 20% dos entrevistados estariam dispostos a pagar uma assinatura mensal do seu site favorito em troca de uma experiência sem anúncios. Ao mesmo tempo em que preferem nao pagar por conteúdo, muitos usuários ficam irritados com os anúncios e apelam para os bloqueadores, por exemplo – leia nota anterior. Como sobreviver a esse cenário? Uma das alternativas é o crowdfunding, e entre as plataformas baseadas nesse modelo está o Patreon – criado em 2013, tem o objetivo de financiar criadores que produzem de forma contínua. A contribuiçao através do Patreon é mensal e o valor fica a critério de quem colabora – a partir de USD 1 já está valendo. Quem também está embarcando nesse modelo é a Jacqueline Lafloufa, ex-editora do Blue Bus, através da criaçao de uma newsletter semanal chamada Interwebz. No site do projeto, Jacqueline explica que a ideia é enviar para o e-mail dos assinantes, uma vez por semana, um apanhado de links sobre o que aconteceu de interessante na web. “A Interwebz quer ajudar a acabar com aquele ‘medo de estar perdendo algo importante’ (FOMO, para os íntimos) que acontece sempre que você tem uma semana mais atribulada e precisa ficar mais offline”, avisa. Saiba mais sobre a Interwebz clicando aqui.

publicidade

publicidade