Um comercial argentino igualzinho a um brasileiro – plágio ou coincidência?

Brasil, 1994, campanha da F/Nazca Saatchi & Saatchi para o banco Sudameris. No video acima um dentista que, no momento mais estressante da broca, revela ao paciente um surpreendente segredo do passado. Argentina, 2011, campanha da Euro RSGC Buenos Aires (hoje Havas), para o banco BBVA. Uma ideia igualzinha e o mesmo roteiro para o banco BBVA. Guga Ketzer, presidente da Loducca, selecionou a campanha da F/Nazca S&S em sua palestra “O Melhor do Anuário”, apresentada ontem no Festival do Clube de Criaçao, em Sao Paulo. Acreditando na boa fé da equipe da ex-Euro RSGC, e mais interessado na reaçao do profissional de criaçao quando isso acontece, perguntei ao Guga sua opiniao sobre o assunto: “Acho que estudamos muito pouco. Nos preocupamos muito pouco com o passado e com o que já foi feito. Muito disso é preguiça ou porque você diminui o seu campo. Quanto mais conhecimento você tiver, menos espaço você tem para jogar. Mas é sempre importante que as agências tenham alguém com conhecimento e memória. Na Loducca, temos o Cassio Moron, uma verdadeira enciclopédia da publicidade, sabe tudo o que já foi feito. Isso ajuda. Mas também acho que coincidências acontecem. E neste caso, os profissionais devem saber lidar com o problema, quando isso acontece. Eu sempre parto do pressuposto de que nao foi de propósito, pelo menos na equipe com a qual eu trabalho. Mas isso, na maioria das vezes, é falta de informaçao, de conhecimento”, respondeu Guga.

publicidade

publicidade