Uma flashmob organizada por 1.000 pequenos robôs em Harvard, video

1 total de 1024 pequenos robôs, tao pequenos como moedas, agrupados e que se movimentam até formarem uma estrela ou a letra K, a primeira do seu nome, Kilobots. A Universidade de Harvard, chama a isso flashmob – como as dos humanos. Conseguiu colocar os minúsculos robôs a criarem formas por ordem de um computador e o resultado é um exército em miniatura que cumpre o objetivo que lhe foi determinado

Os Kilobots sao robôs com uma construçao extremamente simples, com dois motores de vibraçao para se deslocarem. Eles têm apenas alguns centímetros de diâmetro e mantêm-se de pé com a ajuda de 3 finas pernas de plástico.

“Assim como trilhoes de células individuais podem juntar-se e formar um organismo inteligente, eles demonstram como a complexidade pode surgir a partir de comportamentos muito simples realizados em massa”, afirma a Universidade de Harvard para explicar de que forma o exército de mil robôs funciona.

Sao apenas 4 Kilobots na origem do sistema de coordenaçao, enquanto os restantes robôs recebem uma imagem em 2D que devem imitar. Usando comportamentos primitivos, como manter o sentido de localizaçao relativa, vao-se revezando e movimentando em direçao a uma determinada posiçao. E sao capazes de corrigir os seus erros. Se um deles sair do curso, os robôs que estão mais próximos registam o problema e ajudam a corrigir o erro. A comunicaçao entre robôs é feita através de um transmissor e receptor de infravermelhos.
Com Tecnologia do Publico.

publicidade

publicidade