Vale a pena? Agências falam sobre publicidade na seçao de comentários

Vale a pena anunciar na seçao de comentários de um site? Na semana passada, a plataforma Livefyre anunciou um recurso que permite aos editores vender espaço publicitário na área destinada aos comentários dos leitores. Desde o ano passado, a Disqus também trabalha com esse formato. Segundo matéria do Digiday, a ideia faz sentido para editores dispostos a transformar absolutamente qualquer espaço em fonte de receita, mas as agências enxergam a iniciativa com um pouco mais de resistência. “Eu acho que só determinados tipos de marca querem veicular esse tipo de anúncio – aquelas dispostas a ficar expostas e administrar um potencial risco. Eu pessoalmente nao recomendaria esse tipo de anúncio para as marcas com as quais trabalho”, diz Jeanne Bright, da Digitas. Para SteveDeAngelis, da M&C Saatchi Mobile, anunciar próximo a comentários racistas ou de trolls nao vale a pena, especialmente para marcas mais conservadoras – “Apesar dos controles que podem ser implementados, ainda há risco de que isso aconteça”.

Para o Digiday, a cautela por parte das agências é compreensível, “considerando que a seçao de comentários pode ser o marco zero para o pior da expressao humana”. Nao é à toa que publicaçoes como The Daily Dot, The Verge, Mic, Reuters e Re/Code simplesmente aboliram os comentários. Ainda assim, há quem veja potencial no formato. David Denton, da Evolve Media, por exemplo, diz que nao vê os comentários “como um lugar tao terrível para se estar”, já que a tecnologia de moderaçao é bastante efetiva em limitar spam e comentários hostis. Enquanto isso, Steve Carbone, da MediaCom, acredita que “contanto que filtros e monitoramento estejam em dia para determinar quando é adequado inserir um anúncio, a seçao de comentários pode ser uma área de alto engajamento para compartilhar a mensagem de um anunciante”. Será?

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