80/20 | A regra de Pareto nos sabores indica que nosso paladar é conservador? ;-)

Para falar do Princípio de Pareto fui dar uma lida nas principais definiçoes. O italiano que dá nome à regra estudou empiricamente os donos de terras na Itália para concluir que 80% delas estavam nas maos de 20% das famílias e que 20% das terras que restavam eram divididas por 80% das famílias. Pareto criou os conceitos “alguns de muito” e “muitos de pouco”. Suas observaçoes iniciais foram base de estudo de outros pesquisadores e um deles homenageou Pareto na hora de criar o princípio. Na internet existem muitos artigos, papers e até um vídeo que mostra a aplicaçao da regra em tudo ou quase tudo.

Quando pensamos em alimentos e sabores é engraçado perceber como acabamos – nós, os 80% – comendo quase sempre os 20% de sabores mais tradicionais. Isso é observável numa gôndola de macarrao, onde quase todo mundo pega talharim, espaguete ou penne. Também na de sucos que, apesar da variedade, tem laranja, uva e maracujá entre os hits. Na de biscoitos saem mais os crackers, os recheados e os snacks. Li que nas demais também acontece de forma parecida. Acabamos comprando os mesmos refrigerantes, achocolatados, paes e por aí vai. Na hora de pensar em mix de produtos os varejos precisam saber quais tipos ganham mais ou menos espaço na gôndola.

Foi pensando em Pareto que comecei a refletir sobre essas lojas de um produto só, como as bombas, os brigadeiros, os sorvetes, os iogurtes. Baseada na minha experiência, acabo sempre na bomba de chocolate, no brigadeiro tradicional, no sorvete de chocolate com algum acompanhamento e no iogurte com calda de chocolate. ;-) Uma matéria recente estimulava os clientes a experimentarem sorvetes de gergelim, arroz doce, jasmin, requeijao com goiabada. Nenhuma dúvida de que podemos e devemos nos surpreender e estar abertos à experimentaçao, mas acho que nosso paladar tende ao conservadorismo e é mais um dos exemplos que se encaixam na regra dos 80/20. E você? É um experimentador ou quase sempre volta aos sabores mais conhecidos?

publicidade

publicidade