Branding, Naming e Naming Rigths no Carnaval carioca | Tania Savaget

Há uns 8 anos, como uma típica carioca que tinha acabado de se mudar para Sao Paulo, fiz questao de passar o Carnaval no Rio que, na época, estava vivendo o renascimento dos blocos de rua. Achava e ainda acho divertidíssimo entrar numa padaria às 8h da manha e encontrar uma coelha tomando café com um pirata ou um pai barbudo vestido de bailarina para acompanhar os filhos na folia infantil. De lá para cá, algumas marcas descobriram o poder de atraçao dos blocos e passaram a participar de forma mais presente e alinhada com sua essência.

Talvez o primeiro projeto de “naming rights” tenha sido o Sapucapeto, em 2008, quando a estilista Isabela Capeto promoveu uma roda de samba em sua loja com Leandro Sapucahy cantando clássicos. O bloco, que mistura os dois nomes, segue fazendo sucesso. Outras marcas de moda, como a Farm, Dress to e Alessa, produzem peçass especiais para a época . Segundo pesquisa, a procura por estas linhas aumentou 70% em relaçao ao ano passafo. Neste ano, mais do que isto, algumas delas estao vestindo ritmistas e patrocinando blocos.

A Ipanema está presente em 13 blocos, como o Mulheres de Chico e Empolga. A Reserva vestiu o Fogo e Paixao e a Maria Filó criou o estilo do Escangalha. Os blocos sao um exemplo de projeto de Naming que tem a alma do Rio. Simpatia é Quase Amor, Me Beija que Eu sou Cineasta, Céu na Terra, Sargento Pimenta, entre tantos outros ainda mais engraçados têm a espontaneidade, o calor e a despretensao carioca. Se estiver no Rio, aproveite!

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