Cinema, teatro, internet, ‘O Mercado de Notícias’ é sobre jornalismo, veja o trailer

Vc ja ouviu falar em O Mercado de Noticias? É um documentário sobre mídia e democracia, que intercala depoimentos de 13 jornalistas brasileiros com trechos da peça The Staple of News, escrita pelo inglês Ben Jonson, em 1625, 3 anos depois da chegada do primeiro jornal britânico – uma data significativa na história da imprensa.

Traduzida por Jorge Furtado e Liziane Kugland, autora, professora e tradutora (As Aventuras de Alice no Pais das Maravilhas) – a comédia de Jonson, montada e encenada especialmente para a produçao do filme, “revela sua espantosa visao crítica, capaz de perceber na imprensa de notícias, recém-nascida, uma invençao de grande poder e grandes riscos” – indica o site da obra.

O filme traz tambem entrevistas com importantes nomes do jornalismo brasileiro. Eles basicamente dialogam com a historia de Jonson. No elenco, Bob Fernandes, Cristiana Lôbo, Fernando Rodrigues, Geneton Moraes Neto, Janio de Freitas, José Roberto Toledo, Luis Nassif, Leandro Fortes, Paulo Moreira Leite, Maurício Dias, Mino Carta, Raimundo Pereira e Renata Lo Prete.

O site lista e explica detalhadamente casos recentes e conhecidos como os da bolinha de papel, da escola base ou do Picasso do INSS, vergonhosas lembranças de uma mídia movida pelos interesses dos seus donos – veja aqui.

Os especialistas gostaram – Lucas Salgado no Adoro Cinema observa que “a consciência social nao é novidade na carreira de Jorge Furtado; em O Mercado de Notícias, o diretor busca justamente discutir o jornalismo nestes tempos de cólera, ouvindo representantes importantes da grande mídia e incentiva a reflexao sobre o meio”. Diz – “O Mercado de Notícias é um filme para ser visto, pensado e discutido. Deveria ser obrigatoriamente exibido em faculdades de comunicaçao por todo o país”.

publicidade

publicidade