Copy+Paste, curadoria e kibe – qual é a linha que divide? Vale tudo na internet?

Até que ponto dá para se apropriar de conteúdo alheio na internet? Qual é a linha que divide o remix, a apropriaçao, a curadoria e a cópia descarada? Essas foram algumas das perguntas que rolaram num painel super interessante nesse início de noite no youPIX Rio, o ‘Copy+Paste, Curadoria e Kibe’. A mediaçao ficou por conta de Ana Erthal, professora da ESPM e pesquisadora de mídias e conteúdos digitais, que ouviu as opinioes da jornalista e blogueira Rosana Hermann, do também blogueiro e autor do Contraditorium Carlos Cardoso, de Pablo Peixoto, gerente de conteúdo e social media da F/biz e da editora do Blue Bus Jacqueline Lafloufa.

Tá na internet é de todo mundo? Para Pablo Peixoto a resposta é sim – “digitalizou, dançou”, diz ele. Para Rosana Hermann, a autoria precisa ser respeitada – “palavras nao se juntam sozinhas”. Procurar saber quem é o autor e divulgar essa informaçao é uma questao de ética, defende ela. E afinal de contas, como é que um texto é replicado inúmeras vezes, com todas as vírgulas no devido lugar, e o autor se perde no caminho? Uma das possíveis respostas – o usuário de internet valoriza muito mais “quem divulga”, “quem achou 1º”, do que propriamente o ‘pai da criança’. Outra – talvez o problema seja lutar pelo sucesso individual num meio de compartilhamento, e acreditar que citar a fonte dilui o prestígio.

Exemplos – graves, diga-se de passagem – de gente que ganha dinheiro copiando conteúdo que nao é seu também foram discutidos. Mas, para além do lado financeiro, a omissao da autoria também pode ferir o emocional do autor, tirar oportunidades que ele poderia ter caso seu nome fosse divulgado. Será que vivemos mesmo num processo irreversível de compartilhamento, onde tudo é de todos e nada é de ninguém, ou só nao sabemos dar valor aos produtores de conteúdo? Da mesma forma que dizer obrigado nao custa nada e ainda é gentil, Rosana se pergunta, intrigada – “O que custa citar o autor?” É ou nao é? ;-)

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