Criança e Consumo denuncia Burger King por direcionar publicidade de combo a crianças

O Instituto Alana, por meio do programa Criança e Consumo, enviou representaçao ao Procon/SP, denunciando a recente campanha da promoçao do combo infantil King Jr. da rede de fast-food Burger King. A estratégia de comunicaçao realizada em junho, julho e agosto direcionada às crianças oferece junto com o combo um dos 15 brindes surpresa da marca Emoji. E, embora possam ser adquiridos separadamente, custam R$ 14,90 cada um, enquanto o preço sugerido para a refeiçao é de R$ 19,90. “O uso de brinquedos para estimular o consumo excessivo de produtos alimentícios caracteriza nao só publicidade infantil, que é abusiva e ilegal, mas venda casada. O brinquedo separado tem praticamente o mesmo preço do lanche completo“, argumenta Livia Cattaruzzi Gerasimczuk, advogada do Instituto Alana. “Sempre recebemos mensagens, especialmente de pais e mães, indignados com as estratégias publicitárias abusivas direcionadas às crianças pelas redes de fast food. Isso precisa acabar“. A campanha teve a participaçao da atriz Maísa Silva. No mês passado, após ser procurado pelo Ministério Público para contribuir com informaçoes sobre a denúncia de um cidadao a respeito da exposiçao de brinquedos próxima ao balcao de uma das lojas do McDonald’s em Brasília, o Criança e Consumo lançou a campanha “Abusivo Tudo Isso“, com o propósito de ajudar outros cidadaos a replicar açoes como essa.

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