É vdd – alcance orgânico das págs de marcas no Fb está baixo, caiu 44% em dez

Analistas de mídias sociais andam preocupadíssimos com o alcance orgânico das páginas que gerenciam – de fato, novo algoritmo do Facebook diminuiu drasticamente o número de fãs impactados pelas mensagens que nao sao promovidas. Segundo uma pesquisa da Ignite, desde o dia 1º de dezembro, o alcance orgânico e a porcentagem de alcance orgânico caíram em média 44%, com alguns casos chegando a taxas de 88% de queda. O declínio no alcance também impactou o engajamento, que caiu em média 35%, e em casos mais extremos chegou a baixa de 76% (!)

A situaçao, que nao é nada favorável às marcas que investem no Facebook, tem chamado a atençao para o Google+ como uma opçao mais interessante nessa conjuntura – afinal, se as marcas nao conseguem alcançar nem mesmo os fãs que conquistaram, pra que serve a presença na rede social? Para o Facebook, a soluçao seria bem óbvia – pagar para promover os posts para um maior público. Mas, ao que tudo indica, as marcas nao estao assim tao dispostas a promover massivamente seus conteúdos, ao invés de apenas impulsionar quando desejassem uma maior audiência. Dica do MrManson, via Mauricio Stycer.

Leia também – Facebook, alcance em queda e as leis da oferta & procura | Marcelo Coutinho

publicidade

publicidade