Eleições e Internet no #youpix – como as redes sociais influenciam a opiniao política

Todas do youPix 2014 no Blue Bus patrocinio Santander

De que maneira as redes sociais vao influenciar a formaçao da opiniao política dos brasileiros? Foi para responder a essa pergunta que o youPIX organizou esse ano um bate-papo sobre Eleiçoes e Internet, com a participaçao de Jeferson Monteiro, criador da Dilma Bolada; Pedro Rogedo, Data Scientist na Movimento Comunicaçao; Beatriz Pedreira, planner da Box1824; e Alê Youssef, apresentador do Globonews, com mediaçao de Bob Fernandes, editor-chefe da Terra Magazine.

Iniciando o debate, Pedro Rogedo apresentou o resultado de uma pesquisa exclusiva sobre a relaçao dos jovens e a política online, que abordou temas como legalizaçao da maconha, homossexualidade e programas assistenciais do governo. A pesquisa revelou, por exemplo, que 67% dos entrevistados nao enxergam diferença ideológica entre os partidos no Brasil, mas a maioria ainda acredita que o voto pode mudar o país. A maior parte também afirma que usa as mídias sociais como principal fonte de informaçao sobre a política.

Mas as redes sociais podem, de fato, influenciar a opiniao política das pessoas? Ou a conversa fica sempre na “cultura do nós com nós”, se limitando aos amigos que compartilham as mesmas opinioes? Para Alê Youssef, no mundo ideal, a internet é usada como ferramenta de transformaçao, mas hoje, no Brasil, existe uma radicalizaçao de posiçoes – “a política do FLA x FLU”. Alê é da opiniao de que o papel da internet nas eleiçoes de 2014 será frustrante, porque os protestos de 2013 nao se refletiram num maior engajamento político da populaçao. Ao mesmo tempo, acredita que isso pode funcionar como um impulso para que as coisas mudem. Assim também Beatriz Pedreira acredita que “nao existe online sem offline”, e que o trabalho feito na internet precisa de uma base forte e sólida construída fora dela.

Jeferson, criador do personagem Dilma Bolada, acredita que essa polarizaçao presente hoje na internet brasileira quando o assunto é política incentiva o embate e desencoraja o diálogo. O efeito? O afastamento das pessoas da política. O jogo sujo e a divulgaçao de informaçoes falsas só faz com que mais gente queira distância de tudo que tem a ver com política. Ao mesmo tempo, Monteiro diz que muita gente que nao gosta do PT nem da Dilma é fã da Dilma Bolada – para ele, é importante assumir sua posiçao, assim como a Carta Capital assumiu seu apoio a Dilma.

Mas talvez a frase que melhor resumiu toda a discussao veio de Bob, questionando essa rejeiçao da política como se os representantes escolhidos pelo povo tivessem vindo de outro planeta – “Os políticos somos nós. Está na hora de olhar para o espelho”. Com ou sem internet, a política é de fato o espelho de nós mesmos.

publicidade

publicidade