Federaçao das Agências de Propaganda divulga manifesto sobre momento político brasileiro

Intitulado ‘Manifesto da Propaganda‘, segue na íntegra o texto divulgado pela Fenapro, Federaçao Nacional das Agências de Propaganda:

O Brasil vive um dos mais acirrados debates políticos de sua História, e nunca a comunicaçao teve um papel tao fundamental na divulgaçao das informaçoes envolvendo os episódios da cena política. Em um contexto onde os meios eletrônicos de difusao de informaçoes, e em especial as redes sociais e a internet, tornaram-se parte fundamental do exercício da democracia, também se constata muita informaçao desencontrada, inverídica e contraditória, o que acirra o debate e cria insegurança quanto ao que deve ser entendido como o caminho do equilíbrio, da justiça e da verdade.

Este desafio inerente à atividade da comunicaçao está mais acentuado do que nunca. E os agentes que integram a indústria da comunicaçao devem contribuir para que esse processo de transiçao e os debates sejam pautados pela responsabilidade e ética. Todo emissor de uma comunicaçao deve dar a devida importância ao que comunica e responsabilizar-se pelas consequências.

Nesse momento, mais do que nunca, é hora de se valorizar a propagaçao de ideias, mas também de garantir que isto seja feito de forma ética e responsável. Os agentes da comunicaçao já acumulam aprendizados e práticas alinhados aos princípios da responsabilidade social e política. E a propaganda é exemplo disso, pois o próprio mercado, através da autorregulamentaçao, vem tratando de expurgar a comunicaçao enganosa. E o julgador soberano desse processo é o povo, que identifica e baliza as práticas que estao de acordo com o discurso. O povo, utilizando meios que permitem alastrar sua voz, de forma ampla e imediata, separa o joio do trigo.

O Brasil tem uma propaganda madura e responsável, que se destaca como uma das melhores do mundo. E há mais de 15.000 agências no nosso País, prontas para contribuir com uma propaganda eficaz. Temos também veículos de comunicaçao independentes e éticos. O sistema composto pelo investimento publicitário é a garantia de uma imprensa livre e independente. Defendemos a liberdade de expressao, e defendemos também que cada ponto de vista seja explicitado com transparência e reflita a verdade.

Nos próximos dias, teremos um importante debate de ideias, do qual depende o futuro do nosso País, e no qual o exercício responsável da comunicaçao terá papel fundamental. Cabe, a cada um de nós, acompanhar esse processo de forma ativa, responsável e serena, cobrando um desfecho que reflita a verdade e a justiça.”

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