Jornalismo explicativo – “como e por quê” – Ken Doctor no Observatorio

Ken Doctor é analista da indústria de mídia, autor de Newsonomics: Twelve New Trends That Will Shape the News You Get. Traduzido por Rodrigo Neves. Publicado no Observatorio da Imprensa

O Washington Post acaba de estrear seu mais novo produto, o Storyline, que será um competidor dentro da nova tendência do jornalismo norte-americano, chamada “jornalismo explicativo”.

Apoiando-se em uma ideia tao antiga quanto o próprio jornalismo, diversos veículos estao apostando em uma abordagem voltada mais a responder “como e por quê” do que apenas “quem, o quê, quando e onde”. Entre os adeptos estao os sites “Vox” e “FiveThirtyEight” e a recente seçao “Upshot” do New York Times.

Mas como explicar esse movimento da indústria jornalística dos EUA? Para David Leonhardt, que comanda o Upshot, um grande motivo é a explosao na quantidade de dados disponíveis. Outro motivo é o tom casual da internet. Na web, é mais fácil explicar assuntos complicados de forma coloquial.

O jornalismo explicativo deriva tanto do conhecimento quanto da ignorância. “Nossa autoridade vem do que sabemos e do que nao sabemos”, diz Leonhardt. “Isso também deixa claro para o leitor que estamos investigando e pensando no assunto”.

O Upshot é um produto com foco digital. Há artigos quase diários do Upshot na versao impressa do New York Times, mas isso é apenas um detalhe no cotidiano da equipe de Leonhardt. Em vez de gastar tempo tentando encaixar um artigo nos limites do jornal impresso, o Upshot está livre para escrever muito ou pouco. Muitas vezes, usa seu espaço impresso para apontar artigos interativos em seu site, uma estratégia vital para os negócios de um veículo que mistura leitores digitais e impressos.

A equipe do Upshot também é profundamente digital, composta por 17 profissionais entre editores, repórteres, especialistas em análise de dados e designers. Também foram recrutados 10 colaboradores externos, especialistas e acadêmicos.

Mas como foi que acabamos em um mundo onde há dois tipos de jornalismo? Um factual, que responde ao “quem, o quê, quando e onde”, e outro explicativo, que responde ao “como e por quê”?

É claro que para grandes jornais como o Washington Post e o New York Times nao há essa divisao. Uma parte do que eles fazem todo dia é tentar explicar as notícias, mas na prática nao têm explicado tao bem assim para os leitores. A funçao de produtos como o Upshot e o Storyline é trazer este assunto à tona, questionando o tipo de jornalismo produzido atualmente > siga lendo no Observatorio

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