#NRF14 ecommerce obriga as lojas fisicas a se reinventarem | direto de NY

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O ecommerce está crescendo no mundo todo em ritmo mais acelerado do que o do varejo físico. O que as lojas de tijolo devem fazer para reconquistar seus clientes? Uma pesquisa feita pela WD Partners e apresentada aqui na NRF mostrou que os consumidores ainda preferem as lojas tradicionais, em especial pela capacidade que elas tem de proporcionar propriedade instantânea além da chance de interagir com os produtos. Por outro lado, os atributos das lojas virtuais mais valorizados sao as avaliacoes de outros clientes e a possibilidade de comparar preços.

Lee Peterson, da WD partners, concluiu que para vencer o ecommerce as lojas físicas devem evoluir, entre outras coisas valorizando aspectos de socializaçao, oferecendo experiências e renovando o papel dos funcionários de loja. Detalhe – foi uma das raras palestras a falar sobre a importância de gente no ponto de venda. Peterson fechou a apresentaçao citando uma frase de Sam Walton – “É fácil competir com o Walmart. É só fazer diferente do que nós fazemos”. As lojas físicas deveriam seguir o mesmo conselho e investir nas coisas que a Amazon nao consegue oferecer. Pelo menos nao até agora ;-)

A visao da Hointer é parecida. Nadia Shouraboura (foto), a criadora dessa marca de vestuário que possui uma loja em Seattle, trabalhou na Amazon e decidiu levar para a loja física as melhores funcionalidades do ecommerce. Assim, quando os clientes encontram algo do que gostam, podem escanear com o celular a etiqueta pendurada na roupa para ler avaliaçoes de outros consumidores. As peças escolhidas sao enviadas automaticamente para o provador. E o pagamento é feito sem fila, em terminais de auto-serviço. Como se vê, o varejo virtual já está provocando mudanças profundas nas lojas de tijolo e cimento.

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