O fim do começo | A Internet faz hoje 25 anos | Marcelo Coutinho

Registro

A Web está fazendo hoje 25 anos, ao menos na teoria. Em março de 1989, Tim Berners-Lee publicou um documento no qual descrevia um sistema de gerenciamento de informaçao que viria a se transformar na World Wide Web (ele nao tem certeza da data exata, mas acredita que foi ao redor do dia 12). No final, ele pedia para a direçao do CERN (Centro Europeu para Pesquisas Nucleares), onde entao trabalhava, recursos para empregar duas pessoas durante “6 ou 12 meses”, para implantar a iniciativa. Big things have small beginnings.

No Brasil, precisamos esperar mais um pouco para comemorar, pois o primeiro acesso via protocolo TCP/IP ocorreu em 1991, através das Fundaçao de Amparo à Pesquisa do Estado de Sao Paulo (FAPESP). E somente em 1995 foi liberado seu uso comercial. Em menos de 20 anos saimos de pouco mais de 200 mil para quase 58 milhoes de usuários diários, e nao mais “entramos na Internet”, estar conectado é hoje uma condiçao semi-permanente (e quase comportamental).

O uso também se democratizou: a primeira pesquisa Cadê/IBOPE, de 1996, indicava que 80% de usuários eram homens, com renda domiciliar acima de 20 salários mínimos. E, o mais interessante do ponto de vista da mídia: 70% eram assinantes de revistas, 53% de jornais e 47% de TV por assinatura.

Como observa o Pew Research Center, no primeiro de uma série de 8 relatórios para capturar esta evoluçao, a Web se tornou parte integrante do “tecido social” para centenas de milhoes de pessoas. E vai seguir deslocando relaçoes de poder, das empresas de mídia clássicas para as empresas de software e telecomunicaçoes, das corporaçoes para os consumidores, dos governos para os cidadaos. Essas transformaçoes causam vastas oscilaçoes no movimento do Capital, criando e destruindo valor, empregos, modos de vida e relacionamentos, como observaram tanto Joseph Schumpeter (com sua “destruiçao criativa”) e Marshal Bermann (com seu “Tudo que é sólido desmancha no ar”).

Se você achou os últimos 25 anos interessantes, espere os próximos ;)

publicidade

publicidade