A obsessao dos americanos por jeans está começando a se desgastar

James Dean, anos 50

Materia da AP distribuida de Nova Iorque dá conta que as vendas de jeans cairam 6% nos ultimos 12 meses – Imagina isso? – depois de decadas de crescimento quase constante. Por que? Porque as pessoas com mais frequência estao mudando para calças e leggings de yoga? – sugere o texto.

A mudança é, em parte devido à falta de novos projetos desde as jeans skinny coloridas que fizeram sucesso há alguns anos atrás. É também um reflexo da mudança de pontos de vista sobre o que é o traje adequado para o trabalho, escola e outros lugares que costumavam pedir roupas mais formais.

“As calças de Yoga substituíram as jeans no meu guarda-roupa” – diz para a materia uma entrevistada que está comprando mais leggings e calças de yoga do que jeans – “Você pode torna-las tao sexy como uma jeans skinny e é mais confortável” – argumenta.

“O negócio da calça jeans nao está morto” – alivia a AP citando uma empresa de consultoria de varejo que estima que jeans ainda repesentam 20% das vendas anuais em lojas de departamento do país. Mas as vendas cairam para USD 16 bilhoes durante o ano que terminou em junho, segundo a empresa de pesquisa de mercado NPD Group, enquanto as vendas de calças de yoga e outros itens do tipo subiram 7%.

E Levi Strauss, que inventou o primeiro par de calças do gênero ha 141 anos atrás, está entre os fabricantes de jeans que reconhecem que seu negócio foi ferido – e está sendo levado a criar novas versoes de jeans clássico, que sao mais “elásticas” – para tentar manter o conforto tradicional.

É uma das poucas vezes em que calças de brim nao estao na vanguarda do que está “trending”. Desde que Levi Strauss e Jacob Davis inventaran as calças jeans em 1873 depois de obter uma patente para criar workpants de algodao com rebites de cobre em determinadas áreas, como o canto de bolso – para torná-los mais fortes.

Concorda que a mudança do mundo está passando da conta e poderia ser, afinal, num ritmo mais suave? Ou é isso mesmo, temos que virar as paginas e andar pra frente? Eu falei “virar as paginas”? Que coisa mais antiga ;)

publicidade

publicidade