A pior mala direta de todos os tempos? Confundiram as marcas concorrentes – de propósito

A BBDO da Bélgica está se tornando especialista em casos de sucesso para a JCDecaux. Lembra daquela açao que colocou na rua outdoors com o rosto de diretores de marketing? Mais uma vez, a agência conseguiu chamar a atençao para seu cliente de forma surpreendente. Em nova campanha, enviou para os diretores de marketing uma mala direta para falar sobre oportunidades em mídia exterior. Dentro dela, uma miniatura de um outdoor de 2m² ilustrado com uma peça do anunciante. O único problema é que esse anúncio confundia o produto do cliente com algum produto de seu maior concorrente. Assim, por exemplo, o diretor de marketing da Pepsi recebeu uma mala direta com um exemplo de anúncio para a ‘Pepsi Zero’ – quando quem tem uma bebida ‘Zero’ é a Coca-Cola. A Apple viu um anúncio para o Apple Xperia (!), a Dior, para o perfume Nº 5, da Chanel, e assim por diante. Claro, como era de se esperar, a açao deixou os anunciantes confusos e até irritados. Aí é que vem a sacada – com esse erro proposital, a JCDecaux quis mostrar como se sente todos os dias. Acontece que muitos anunciantes acham que a empresa só oferece outdoors de 2m², e quando precisam de formatos maiores, procuram o concorrente da JCDecaux. Na carta que acompanhava a mala direta, a empresa pede desculpas por seu erro intencional – “Lamentamos por intencionalmente ter confundido você com seu concorrente. Apenas queríamos que você soubesse como nos sentimos todos os dias. Mas garantimos que se você escolher a nossa rede para sua próxima campanha, nao será um erro”, avisa. Segundo a agência, a mala direta mais equivocada da história acabou se tornando a mala direta certa, já que a demanda por formatos maiores da JCDecaux cresceu 15%.

JCDecaux-the-mistake-BBDO-Belgium1

JCDecaux-the-mistake-BBDO-Belgium2

JCDecaux-the-mistake-BBDO-Belgium3

publicidade

publicidade