#Cannes – Princípio dos opostos na propaganda – toda marca precisa de 1 inimigo

Direto de Cannes

O seminário da Arnold apresentou uma tese bem simples – toda marca precisa de um inimigo. Segundo Pete Favat CCO da agência, as grandes histórias têm em comum o fato de sempre existir um antagonista e um protagonista. Nao haveria Peter Pan sem o Capitao Gancho, Harry Potter sem o Voldemort e nem céu sem inferno.  Sem algum tipo de tensao, as pessoas nao prestam atençao. O artista plástico Shepard Fairey, autor do famoso poster Hope da campanha do Obama, foi o convidado especial que falou de arte e música para ilustrar o conceito.

Ao trazermos o princípio dos opostos para o mundo das campanhas, percebemos que grandes marcas carregam em seu propósito a noçao clara de quem é seu inimigo e que faz parte do seu papel combatê-lo. O inimigo da Nike é a letargia, da Coca-Cola o pessimismo e por aí vai.  O convite final de Pete foi “se a sua marca é o herói, defina quem é o antagonista e vá criar sua história a partir daí”.

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