A quem responde um CEO? Ao que responde um CEO? | texto da Tania Savaget

Chegar ao nível C de uma corporaçao, imagino, parece ser o sonho máximo de quem escolheu uma carreira executiva. Apesar de, nos últimos tempos, ter acompanhado histórias de um monte de gente que rompeu com este modelo de uma vez por todas. Uns já consideravam que tinham dinheiro e sacrifícios suficientes e foram empreender. Outros nem tinham dinheiro, mas a parte do sacrifício era tao grande que decidiram empreender de outro jeito e investir em qualidade de vida. No caso dos CEOs a pressao parece ser a maior de todas. Eles sao os chiefs – precisam tomar decisoes – e executives – precisam executar, ou seja, fazer a coisa toda funcionar, na prática. Fazer tudo isto nos tempos turbulentos que estamos vivendo nao é pouca coisa.

Estava lendo um artigo do professor da Harvard Business School, Joseph Badaracco, que está lançando um livro sobre bons líderes, chamado “A Boa Luta” aqui no Brasil. O título já me chamou atençao. Quais serao as boas lutas de hoje em dia, né? Por quais delas escolhemos lutar? O professor fala que isto é, cada vez mais, algo combinado caso a caso. Se antes o trabalho do CEO era criar valor para os acionistas em primeiríssimo lugar e, depois responder por vários stakeholders, agora as coisas se complexificaram um pouco mais. Os objetivos podem ser tao distintos quanto aumentar o lucro no curto prazo, desenvolver um país, certificar uma cadeia, se internacionalizar, atuar a favor dos direitos humanos. Soma-se a isto a imprevisibilidade da economia que impede qualquer plano de longo prazo.

O que mais me chamou a atençao foi como estes gestores devem responder de forma cada vez mais pessoal a pergunta “Por que eu escolhi esta vida?”. Se antes escolher uma carreira executiva era ter um plano de carreira mais ou menos estável e passar 30 anos no mesmo lugar, hoje o cenário mudou completamente. Mesmo que você tome muitas decisoes corretas, sua empresa pode, simplesmente, desaparecer. Aí, CEOs passam a ter que responder a questoes mais profundas como: esta é a equipe que quero ter? Estas sao as metas que quero cumprir? Este é o propósito desta empresa? Este é o significado do meu trabalho? As respostas devem ser renovadas a cada dia e precisam valer à pena.

publicidade

publicidade